Corretivo facial: como usar da maneira certa?

A aplicação certa do corretivo facial ainda é um tema que gera dúvidas na hora de fazer a maquiagem. Elas são ainda maiores naquelas mulheres que estão começando a se aventurar no mundo das makes e desejam alcançar aquela pele de porcelana. 

Portanto, a fim de esclarecer essas e outras questões, trouxemos neste artigo uma série de informações e dicas importantes para você que quer acertar no corretivo e não estragar o resultado final. Confira. 

Qual a função do corretivo facial? 

Na maquiagem, o corretivo facial possui o importante papel de esconder todas as imperfeições da pele que você desejar – espinhas, olheiras, manchas, cicatrizes, entre outras – garantindo um ótimo resultado final para maquiagem. 

Os diferentes tipos de corretivos 

Além das tonalidades para cada tipo de pele (da negra à branca), existem corretivos que possuem uma coloração levemente sugestiva, mas que trazem resultados incríveis para a maquiagem. São eles: 

● Corretivo amarelo: indicado para olheiras arroxeadas, hematomas e manchas marrons; 
● Corretivo lilás: para cobrir imperfeições amareladas ou alaranjadas; 
● Corretivo laranja: ideal para olheiras azuladas; 
● Corretivo verde: para manchas vermelhas, espinhas e cicatrizes; 
● Corretivo rosado: a melhor opção para quem deseja cobrir cicatrizes ou manchas com aspecto esbranquiçado. 

Fora isso, também é necessário analisar as diferenças entre corretivo em bastão, em lápis, líquido e cremoso. Eles diferem principalmente na embalagem, já que a textura não necessariamente define o acabamento. 

Cuidados na aplicação do corretivo facial 

Normalmente, o corretivo facial é utilizado em áreas pontuais, como na região das olheiras e por cima das imperfeições. Entretanto, atualmente os profissionais de maquiagem já utilizam tons acima e abaixo de uma determinada cor de pele para fazer o contorno. 

Você pode aplicar e esfumar esse produto utilizando tanto um pincel, quanto uma esponja. O importante mesmo é saber quando você deve colocá-lo antes da base e quando deve colocá-lo depois. 

Outra dica muito importante é não utilizar um corretivo claro diretamente em uma parte escura, pois essa área ficará acinzentada. Nesse momento, é extremamente necessário o uso adequado dos corretivos citados no tópico anterior. 

Erros comuns no uso do corretivo facial 

Alguns erros na utilização do corretivo facial vão estragar o resultado da sua make, evidenciando suas imperfeições no lugar de escondê-las: 

Utilizar a textura errada 

Cada textura funciona melhor para uma finalidade diferente. Os produtos sólidos, por exemplo, são ideais para cobrir espinhas e manchas.  

Por outro lado, os líquidos são preferíveis na região das olheiras, pois dificilmente irão marcar as linhas de expressão. 

Usar um tom muito mais claro  

Utilizar um tom muito claro não esconderá as manchas e olheiras, vai apenas iluminá-las e dar um efeito artificial. 

Passar o produto com os dedos  

Apesar de parecer mais prático, utilizar os dedos prejudica o resultado final da maquiagem, pois além de retirar o produto, ele ainda transfere a oleosidade natural das mãos para o rosto. 

Agora que você já sabe todos os segredos para utilizar um corretivo de forma correta, comece a utilizar esse produto como uma verdadeira profissional e melhore muito o resultado das suas makes.