Vitamina C: como usar para deixar a pele mais bonita

vitamina c

vitamina C é um daqueles produtos que não podem faltar na nossa rotina de skincare. Isso porque essa vitamina atua como um escudo para proteger a pele de agentes externos. Além disso, também é um poderoso antioxidante capaz de manter nossa cútis saudável e bonita.  

Mas os benefícios da vitamina não param por aí! Saiba mais sobre a importância dela e o melhor dicas de como usá-la no dia a dia. Vamos lá? 

O que é a vitamina C? 

vitamina C ou ácido L-ascórbico não é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo. Por isso, é preciso ingerir ou aplicar topicamente para que o corpo e a pele consigam aproveitar os benefícios que ela proporciona. 

Além de desempenhar um papel importante na melhora da imunidade e no fortalecimento da saúde dos olhos e da pele, essa vitamina é considerada um grande potencializador na skincare. É por isso, que o ácido L-ascórbico é cada vez mais usado em rotinas de beleza. 

Importância da vitamina C 

vitamina C é muito indicada por dermatologistas para clarear a pele e deixá-la luminosa. Isso acontece porque essa substância possui uma grande ação inibidora da formação de melanina, que previne o surgimento dessas imperfeições. 

No entanto, a importância do uso de produtos com ácido L-ascórbico envolve mais do que isso. Assim, ao utilizar cosméticos que apresentam essa substância no seu skincare, é possível obter outros benefícios como: 

  • Neutralização da ação dos radicais livres; 
  • Prevenção e tratamento de rugas finas e linhas de expressão; 
  • Aumenta a proteção do filtro solar; 
  • Estimula a produção de fibras de colágeno e elastina; 
  • Proporciona mais firmeza na pele
  • Previne o envelhecimento precoce. 

Como usar a vitamina C 

De maneira geral, a incorporação do ácido L-ascórbico nos primeiros cuidados da pele pode iniciar aos 20 anos. Afinal, é nessa idade que começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento como rugas finas e linhas de expressão. 

No entanto, antes de começar a usar produtos com essa substância no skincare, é importante consultar um dermatologista. Isso porque esse profissional poderá identificar as necessidades da sua pele e recomendar quais dermocosméticos são os ideias para o seu caso. 

É possível usar a vitamina C de duas maneiras diferentes, veja abaixo quais são elas: 

  • 1ª Opção: Pela manhã, com o filtro solar, para potencializar a proteção contra raios ultravioletas (UV) e proporcionar um efeito antioxidante; 
  • 2ª Opção: Antes de dormir, após lavar o rosto como forma de tratar manchas, linhas de expressão, rugas e os demais sinais de envelhecimento da pele. 

Dicas 

Se você tem a pele oleosa e sensível, o ideal é dar preferência aos produtos que tenham textura e os ativos certos na sua composição. Nesses casos, prefira dermocosméticos que tenham com vitamina C e substâncias que contribuem para o controle da oleosidade. 

No entanto, se o seu objetivo é clarear manchas tais como marcas de acne e melasma, consulte o seu dermatologista. Assim, ele poderá indicar um produto com ácido L-ascórbico para incluir na sua rotina de skincare

Gostou desse guia sobre vitamina C? No nosso blog você encontra essa e muitas outras dicas úteis para você se sentir sempre linda.