Erros para NÃO cometer na hora da chapinha

Chapinha Casa Costa

É normal cometermos alguns erros na hora da chapinha, mas você sabia que isso danifica os cabelos? Para te ajudar, separamos algumas dicas para você conseguir o resultado perfeito. Confira!

O uso dos protetores térmicos

Apesar de ainda serem um dos produtos mais esquecidos na hora de fazer a chapinha, os protetores térmicos são essenciais no momento de pranchar as madeixas. Isso porque são os responsáveis por isolar e proteger os fios.

É importante que você saiba que, ao fazer uso da chapinha sem o cabelo estar protegido por um protetor térmico, os fios entram em contato direto com o calor do objeto e são danificados.

Portanto, o ideal é que você não esqueça de passar os protetores térmicos no momento de pranchar os seus fios, pois eles mantêm o seu cabelo saudável.

Método correto: Antes de fazer a chapinha, aplique um pouco de protetor térmico nas mãos e passe nos cabelos, tendo cuidado para não passar muito na região da raiz. Aposte em bons produtos!

Chapinha com o cabelo molhado

Os especialistas afirmam que fazer chapinha com o cabelo molhado é quase a mesma coisa que cozinhar os fios.

Isso acontece porque, quando você faz chapinha com o cabelo molhado, o alto calor ferve a água interna dos fios, tornando-os ressecados e destruindo a fibra.

Método correto: Primeiro deixe o seu cabelo secar, seja naturalmente ou com ajuda de um secador, e só depois faça a sua chapinha. Mas faça isso apenas quando tiver a certeza que suas madeixas estão sequinhas.

Cuidado com a temperatura

Usar a chapinha com uma temperatura mais alta do que deveria pode danificar os fios por conta da extrema quentura. Ou, até mesmo, derreter as mechas – caso o calor esteja muito acima de 200°C.

Na situação contrária, as consequências também são negativas. Utilizar a chapinha com a temperatura muito baixa não gera resultados, obrigando você a passá-la ainda mais vezes no seu cabelo, podendo danificá-lo.

Então, antes de fazer a chapinha, dê uma olhada na temperatura do equipamento, pois a saúde e a beleza dos seus fios podem ser prejudicadas, e temos certeza que você não quer isso, né?

Método correto: Utilize a chapinha com uma temperatura de no máximo 180ºC. Mas, caso seu cabelo seja fino, diminua para 150°C. Se os seus fios forem tingidos, diminua para 140ºC.

Chapinha todos os dias

O ideal é que você não utilize a chapinha todos os dias, porque pode ressecar os fios e fragilizá-los. Por isso, o indicado é que faça o uso no máximo três vezes por semana.

Saiba que esse ressecamento acontece mesmo que você tenha bastante cuidado, ou melhor, mesmo que faça uso de protetores térmicos e tenha atenção com a temperatura do equipamento ao utilizá-lo no cabelo seco.

Então, que tal deixar as madeixas ao natural algumas vezes? Isso é bastante saudável para o seu cabelo, e temos certeza de que você vai amar se sentir livre da chapinha alguns dias da semana!

Método correto: Utilize somente quando você for lavar o cabelo, tendo cuidado para que não ultrapasse três dias por semana. Caso precise ajeitar o cabelo, opte pelo secador, que é muito menos danoso, ok?

Gostou das nossas dicas? Temos um material especial para você. Criamos um manual de bolso, que vai te ajudar a manter os cuidados com a aparência em dia e a conquistar os olhares por onde passar: Quero Conferir!